O EDITORIAL

O EDITORIAL

 

editorial é um tipo de texto utilizado na imprensa, especialmente em jornais e revistas, que tem por objetivo informar, mas sem obrigação de ser neutro, imparcial. O redator  expõe a OPINIÃO DO JORNAL e não a sua, a de uma pessoa. Assim, o texto NÃO é assinado por uma pessoa, como acontece no artigo de opinião.

Resumidamente, o ARTIGO DE OPINIÃO traz a opinião de uma pessoa. Já o EDITORIAL traz a opinião de uma empresa. Editoriais têm acontecido com bastante freqüência nos telejornais, especialmente naqueles que têm sido alvos de ataques de agentes públicos do governo.


É comum se ter uma seção chamada Editorial na mídia impressa, bem como em sites de informação.


Logo, os acontecimentos são relatados sob a subjetividade do repórter, de modo que evidencie a posição da mídia, ou seja, do grupo que está por trás do canal de comunicação, uma vez que os editoriais não são assinados por ninguém.

Assim, podemos dizer que o editorial é um texto mais opinativo do que informativo.

O editorial possui um fato e uma opinião. O fato informa o que aconteceu e a opinião transmite a interpretação do que aconteceu.

Pelas características apontadas acima, podemos dizer que o editorial é um texto: dissertativo, pois desenvolve argumentos baseados em uma ideia central; crítico, já que expõe um ponto de vista; informativo, porque relata um acontecimento.

Contudo, contrariando o fato do editorial levar em consideração a opinião do jornal como um todo, muitos editoriais de revista mostram apreciações feitas por autores que assinam o texto e muitas vezes até mostram o rosto em uma foto!

 

VILARINHO, Sabrina. "O Editorial"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/o-editorial.htm. Acesso em 15 de junho de 2020 – ADAPTADO.

 

FATO E OPINIÃO

FATO é algo que aconteceu, uma informação a ser transmitida; e OPINIÃO é o que alguém pensa sobre um fato. Por exemplo: “UM ACIDENTE OCORREU NA MANHÃ DE ONTEM” é um fato, mas se um jornalista diz: “O TRÁGICO ACIDENTE OCORRIDO NA MANHÃ DE ONTEM PODERIA TER SIDO EVITADO”, ele estará dando sua opinião sobre o fato. O uso do adjetivo “trágico” e da frase “poderia ter sido evitado” são marcas que revelam a opinião do autor, ou melhor, sua visão sobre os fatos.

 

EDITORIAL – 26/02/2014


A divulgação pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) do mais recente prognóstico para os próximos três meses em relação à possibilidade de chuvas no Ceará, apesar de indicar pequena melhora na comparação com os dados anteriores, não chega a causar otimismo no povo sertanejo que ainda aguarda um inverno bom para este ano. De acordo com a Funceme a probabilidade de o Estado ter chuvas abaixo da média histórica em março, abril e maio continua sendo de 40%. As pequenas alterações se deram nas categorias de chuvas em torno da média (subiu de 35% para 40%) e chuvas acima da média (caiu de 25% para 20%).

Na verdade, segundo a avaliação dos técnicos, caso se confirme o novo prognóstico, o efeito mais imediato seria a dificuldade de alimentação para o gado. Já quanto à viabilidade do armazenamento de água para consumo humano o reflexo por conta desse quadro não seria tão grande. O fato é que estamos realmente diante de situação na qual é preciso que se pense imediatamente em alternativas de convivência, e não mais que fiquemos a aguardar eternamente pelas chuvas. Nesse sentido, mesmo que o Governo do Estado não tenha aventado a possibilidade de iniciar um racionamento, é preciso que a sociedade se conscientize da importância de poupar água.

A economia de água, por sinal, tem sido tema bastante discutido entre especialistas na temática, justamente antevendo problemas futuros em algumas regiões do planeta. Os momentos de crise são sempre propícios para que se possa mudar, muitas vezes, a cultura de um povo. Por que não fazemos o mesmo agora e já passamos a adotar a economia de água como estratégia para os próximos anos?

Uma das mais ricas experiências de convivência com a seca é de Israel. Lá, nos últimos 30 anos, sem acrescentar uma gota de água, ou um centímetro a mais de terra cultivada, a produção foi aumentada em 17 vezes. Isso por meio da tecnologia, do conhecimento, do uso de forma mais inteligente. Uma das formas de se alcançar isso foi justamente poupando. Hoje, aquele país depende muito menos da chuva. Vê-se, portanto, que é possível combinar meios e métodos com a mudança de cultura.

http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2014/02/26/noticiasjornalopiniao,3212365/economizar-agua-ja-deveria-fazer-parte-de-nossa-cultura.shtml

 

EXERCÍCIOS


01. Sobre o gênero textual editorial é correto afirmar:

 

a) O editorial pode ser escrito por qualquer cidadão que queira manifestar a sua opinião sobre algum assunto.

b) O editorial expõe fatos e informações recentes com o objetivo de deixar os leitores informados sobre os últimos acontecimentos.

c) O editorial representa a opinião da empresa jornalística sobre algum assunto em pauta no momento.

d) O editorial informa a população sobre pesquisas recentes que explicam problemas que estão afetando a sociedade.

e) O editorial expõe a opinião coletiva de determinados grupos da sociedade sobre problemas políticos e sociais.

 

02. A tese defendida no texto pode ser encontrada em qual trecho a seguir?

 

a) “...é preciso que se pense imediatamente em alternativas de convivência, e não mais que fiquemos a aguardar eternamente pelas chuvas”.

b) “...apesar de indicar pequena melhora na comparação com os dados anteriores, não chega a causar otimismo no povo sertanejo...”

c) “As pequenas alterações se deram nas categorias de chuvas em torno da média (subiu de 35% para 40%) e chuvas acima da média (caiu de 25% para 20%)”.

d) “A economia de água, por sinal, tem sido tema bastante discutido entre especialistas na temática, justamente antevendo problemas futuros em algumas regiões do planeta”.

e) “Os momentos de crise são sempre propícios para que se possa mudar, muitas vezes, a cultura de um povo”.

 

03. Para defender uma tese, é necessário que se busque argumentos que levem o seu interlocutor a concordar com o seu pensamento e, para dar sustentação a esses argumentos, algumas estratégias são importantes. No texto II, o autor utilizou quais estratégias argumentativas?

 

I. Faz referência a fatos históricos para exemplificar como lidamos com os períodos de seca.

II. Cita o prognóstico de um instituto de meteorologia.

III. Compara a situação das poucas no Ceará com a de outros estados do Nordeste.

IV. Cita dados estatísticos que comprovam a escassez de água.

V. Cita opiniões de especialistas sobre diversas tecnologias que poderiam ajudar na economia de água.

VI. Faz comparação entre as formas de lidar com a carência de chuva no Ceará e Israel.

 

a) Estão corretos os itens I, II e VI.

b) Estão corretos os itens II, IV e VI.

c) Estão corretos os itens I, III e V.

d) Estão corretos os itens II, IV, e V.

e) Estão corretos os itens II, V e VI.

 

04. Em “Nesse sentido, mesmo que o Governo do Estado não tenha aventado a possibilidade de iniciar um racionamento, é preciso que a sociedade se conscientize da importância de poupar água", a conjunção em destaque foi utilizada para estabelecer qual ideia entre as orações do período?

 

a) Finalidade

b) Consequência

c) Condição

d) Concessão

e) Proporção

 

05. No período “Nesse sentido, mesmo que o Governo do Estado não tenha aventado a possibilidade de iniciar um racionamento...”, o termo em destaque poderia ser substituído por qual outro que mantivesse o mesmo sentido?

 

a) Aprovado

b) Sugerido

c) Defendido

d) Discutido

e) Considerado

 

https://decifrandotextosecontextos.blogspot.com/2016/06/atividade-de-compreensao-e.html


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