PARA GISELE - TURMA 2002-EJA - CIEP 331

Oi, Gisele. Leia o texto a seguir e siga as instruções abaixo dele.

Clarisse - Renato Russo

Estou cansado de ser vilipendiado
incompreendido e descartado.
Quem diz que me entende nunca quis saber.
Aquele menino foi internado numa clínica
Dizem que por falta de atenção dos amigos, das lembranças
Dos sonhos que se configuram tristes e inertes.
Como uma ampulheta imóvel, não se mexe,
Não se move, não trabalha.
E Clarisse está trancada no banheiro
E faz marcas no seu corpo com seu pequeno canivete.
Deitada no canto, seus tornozelos sangram
E a dor é menor do que parece.
Quando ela se corta ela se esquece
Que é impossível ter da vida calma e força.
Viver em dor, o que ninguém entende
Tentar ser forte a todo e cada amanhecer.
Uma de suas amigas já se foi
Quando mais uma ocorrência policial.
Ninguém entende, não me olhe assim
Com este semblante de bom samaritano
Cumprindo o seu dever, como se eu fosse doente,
Como se toda essa dor fosse diferente, ou inexistente.
Nada existe pra mim, não tente
Você não sabe e não entende.
E quando os antidepressivos
e os calmantes não fazem mais efeito,
Clarisse sabe que a loucura está presente
E sente a essência estranha do que é a morte,
Mas esse vazio ela conhece muito bem,
De quando em quando é um novo tratamento,
Mas o mundo continua sempre o mesmo:
O medo de voltar pra casa à noite
Os homens que se esfregam nojentos
No caminho de ida e volta da escola,
A falta de esperança e o tormento
De saber que nada é justo e pouco é certo
E que estamos destruindo o futuro
E que a maldade anda sempre aqui por perto
A violência e a injustiça que existe
Contra todas as meninas e mulheres
Um mundo onde a verdade é o avesso
E a alegria já não tem mais endereço.
Clarisse está trancada no seu quarto
Com seus discos e seus livros, seu cansaço...
Eu sou um pássaro
Me trancam na gaiola
E esperam que eu cante como antes
Eu sou um pássaro
Me trancam na gaiola
Mas um dia eu consigo resistir
E vou voar pelo caminho mais bonito.
Clarisse só tem quatorze anos.

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Clarisse (a personagem do texto) é sua amiga, e você está acompanhando, vivenciando com ela tudo isso que ela está passando. Então, você vai escrever uma mensagem bem bonita para ela, fazendo um aconselhamento, orientando-a a sair dessa situação. Essa mensagem tem que ser criada por você (para sua amiga Clarisse). Você pode até citar entre aspas algum trecho de algum autor, mas a criação da mensagem tem que ser sua, até porque no momento da entrega do trabalho, você precisará me provar que o texto é seu, respondendo algumas questões. Essa mensagem deverá ter entre 10 e 20 linhas. Lembre-se que você estará escrevendo para uma amiga íntima. 
O prazo para entrega é a próxima segunda-feira, dia 11, no CIEP, tarde ou noite (preferencialmente tarde). Cuidado com pontuação e acentuação. Um abraço.


Em caso de dúvida: isacmoura@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa de Redação para o Ensino Médio

O EDITORIAL

CONSTRUINDO ARGUMENTOS PARA DEFENDER UMA POSIÇÃO