ARTIGO DE OPINIÃO





            O ARTIGO DE OPINIÃO  é um texto argumentativo, cujo objetivo é apresentar uma posição e argumentar, mostrando aos leitores porque devem concordar com o autor. Daí, o tom de convencimento.
            O artigo de opinião  circula em jornais e revistas e é escrito, normalmente, por um especialista ou por uma pessoa da comunidade que toma posição diante de uma questão polêmica.


POLÊMICA

            Uma polêmica relaciona-se a algo que não tem uma única resposta. Cada pessoa pode concordar ou discordar dela por diferentes razões.


EXEMPLOS DE POLÊMICAS NA ESCOLA

  1. O uso de boné atrapalha a aula?
  2. Deveria ser permitida a troca de beijos e carícias no pátio da escola?
  3. Deve-se proibir o uso de celular em sala de aula?
  4. O aluno pode entrar na aula a qualquer hora?
  5. Deve haver eleições livres para diretor de escola?


O ARTICULISTA

            Especialista que produz o artigo de opinião. Normalmente é convidado pelo jornal ou pela revista por ser reconhecido como autoridade naquele tema. Se ele não é funcionário do jornal, precisa assinar o artigo, responsabilizando-se pelo que escreve.
            Normalmente, algumas informações sobre ele são apresentadas em nota de rodapé.



LEITURA DE UM ARTIGO DE OPINIÃO


SOU CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL
Renato Roseano

            A brutalidade cometida contra dois jovens em São Paulo reacendeu uma fogueira: a redução da idade penal. Algumas pessoas defendem a ideia de que a partir dos dezesseis anos os jovens que cometem crimes devem cumprir pena em prisão. Acreditam que a violência pode estar aumentando porque as penas que estão previstas em lei, ou a aplicação delas, são muito suaves para os menores de idade. Mas é necessário pensar nos porquês da violência, já que não há um único tipo de crime.
            Vivemos em um sistema socioeconômico historicamente desigual e violento, que só pode gerar mais violência. Então, medidas mais repressivas nos dão a falsa sensação de que algo está sendo feito, mas o problema só piora. Por isso, temos que fazer as opções mais eficientes e mais condizentes com os valores que defendemos.
            Defendo uma sociedade que cometa menos crimes e não que puna mais. Em nenhum lugar do mundo houve experiência positiva de adolescentes e adultos juntos no mesmo sistema penal. Fazer isso não diminuirá a violência. Nosso sistema penal como está não melhora as pessoas.
            O problema não está só na lei, mas na capacidade para aplicá-la.
            Sou contra porque a possibilidade de sobrevivência e transformação desses adolescentes está na correta aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Lá estão previstas seis medidas diferentes para a responsabilização de adolescentes que violaram a lei. Para fazer bom uso do ECA é necessário dinheiro, competência e vontade.
            Sou contra toda e qualquer forma de impunidade. Quem fere a lei deve ser responsabilizado. Mas reduzir a idade penal é ineficiente para atacar o problema. Problemas complexos não serão superados de modo simplório e imediatista. Precisamos de inteligência, orçamento e, sobretudo,  de um projeto ético  e político de sociedade que valorize a vida em todas as suas formas. Nossos jovens não precisam ir para a cadeia. Precisam sair do caminho que os leva até lá. A decisão agora é nossa: se queremos construir um país com mais prisões ou com mais parques e escolas.

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Renato Roseano é advogado, coordenador do Centro
De Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca –
Ceará) e da Associação Nacional dos Centros de
Defesa da Criança e do Adolescente (Anced).



  1. Onde o texto foi publicado?
  2. Quem o escreveu?
  3. Quem são os prováveis leitores, ou seja, para quem foi escrito?
  4. Qual a finalidade?
  5. O articulista é especialista no tema?



Observe como o articulista vai tecendo seus argumentos e escrevendo o artigo de opinião com elementos próprios do gênero, sem tomá-los numa ordem estrita, obrigatória:

a)    baseia-se numa questão polêmica que circula na imprensa, na mídia ou na sociedade;

b)    toma uma posição em relação ao que foi dito sobre o assunto controverso;

c)    apresenta argumentos ou razões que sustentam a posição assumida;

d)    antecipa e contesta os argumentos dos oponentes;

e)    articula o texto e o finaliza com uma conclusão.


Leia novamente o texto e responda as questões a seguir:

a)    Quem é o autor do texto? Em que ele é especialista?

b)    Onde o texto foi publicado?

c)    Qual é a questão polêmica?

d)    O autor refere-se a um acontecimento que o levou a escrever esse artigo. Que acontecimento foi esse?

e)    Qual a posição do autor a respeito da polêmica?

f)     Que argumentos ele usa para justificar sua posição?

g)    No texto, o autor apresenta argumentos de pessoas que discordam dele. Que argumentos são esses?

h)    O autor propõe alguma alternativa de tratamento para os jovens infratores, ou seja, reflete a respeito de uma solução para a polêmica?

i)     Qual o objetivo do autor?

j)     Quem é o público leitor?



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