ARTIGO DE OPINIÃO
O ARTIGO DE OPINIÃO é um texto argumentativo, cujo objetivo é
apresentar uma posição e argumentar, mostrando aos leitores porque devem
concordar com o autor. Daí, o tom de convencimento.
O artigo de
opinião circula em jornais e
revistas e é escrito, normalmente, por um especialista ou por uma pessoa da
comunidade que toma posição diante
de uma questão polêmica.
POLÊMICA
Uma polêmica
relaciona-se a algo que não tem uma única resposta. Cada pessoa pode concordar
ou discordar dela por diferentes razões.
EXEMPLOS DE POLÊMICAS NA ESCOLA
- O uso de boné atrapalha a aula?
- Deveria ser permitida a troca de
beijos e carícias no pátio da escola?
- Deve-se proibir o uso de celular
em sala de aula?
- O aluno pode entrar na aula a
qualquer hora?
- Deve haver eleições livres para diretor de escola?
O ARTICULISTA
Especialista que produz o artigo de opinião. Normalmente
é convidado pelo jornal ou pela revista por ser reconhecido como autoridade
naquele tema. Se ele não é funcionário do jornal, precisa assinar o artigo,
responsabilizando-se pelo que escreve.
Normalmente, algumas informações sobre ele são
apresentadas em nota de rodapé.
LEITURA DE UM ARTIGO DE OPINIÃO
SOU
CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL
Renato
Roseano
A brutalidade cometida
contra dois jovens em São Paulo reacendeu uma fogueira: a redução da idade
penal. Algumas pessoas defendem a ideia de que a partir dos dezesseis anos os
jovens que cometem crimes devem cumprir pena em prisão. Acreditam que a
violência pode estar aumentando porque as penas que estão previstas em lei, ou
a aplicação delas, são muito suaves para os menores de idade. Mas é necessário
pensar nos porquês da violência, já que não há um único tipo de crime.
Vivemos em um sistema socioeconômico historicamente
desigual e violento, que só pode gerar mais violência. Então, medidas mais
repressivas nos dão a falsa sensação de que algo está sendo feito, mas o
problema só piora. Por isso, temos que fazer as opções mais eficientes e mais
condizentes com os valores que defendemos.
Defendo uma sociedade que cometa menos crimes e não que
puna mais. Em nenhum lugar do mundo houve experiência positiva de adolescentes
e adultos juntos no mesmo sistema penal. Fazer isso não diminuirá a violência.
Nosso sistema penal como está não melhora as pessoas.
O problema não está só na lei, mas na capacidade para
aplicá-la.
Sou contra porque a possibilidade de sobrevivência e
transformação desses adolescentes está na correta aplicação do Estatuto da
Criança e do Adolescente (ECA). Lá estão previstas seis medidas diferentes para
a responsabilização de adolescentes que violaram a lei. Para fazer bom uso do
ECA é necessário dinheiro, competência e vontade.
Sou contra toda e qualquer forma de impunidade. Quem fere
a lei deve ser responsabilizado. Mas reduzir a idade penal é ineficiente para
atacar o problema. Problemas complexos não serão superados de modo simplório e
imediatista. Precisamos de inteligência, orçamento e, sobretudo, de um projeto ético e político de sociedade que valorize a vida
em todas as suas formas. Nossos jovens não precisam ir para a cadeia. Precisam
sair do caminho que os leva até lá. A decisão agora é nossa: se queremos
construir um país com mais prisões ou com mais parques e escolas.
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Renato Roseano é advogado, coordenador do Centro
De Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca –
Ceará) e da Associação Nacional dos Centros de
Defesa da Criança e do Adolescente (Anced).
- Onde o texto foi publicado?
- Quem o escreveu?
- Quem são os prováveis leitores,
ou seja, para quem foi escrito?
- Qual a finalidade?
- O articulista é especialista no
tema?
Observe como o articulista vai tecendo seus argumentos
e escrevendo o artigo de opinião com
elementos próprios do gênero, sem tomá-los numa ordem estrita, obrigatória:
a) baseia-se
numa questão polêmica que circula na imprensa, na mídia ou na sociedade;
b) toma
uma posição em relação ao que foi dito sobre o assunto controverso;
c) apresenta
argumentos ou razões que sustentam a posição assumida;
d) antecipa
e contesta os argumentos dos oponentes;
e) articula
o texto e o finaliza com uma conclusão.
Leia novamente o
texto e responda as questões a seguir:
a) Quem
é o autor do texto? Em que ele é especialista?
b) Onde
o texto foi publicado?
c) Qual
é a questão polêmica?
d) O
autor refere-se a um acontecimento que o levou a escrever esse artigo. Que
acontecimento foi esse?
e) Qual
a posição do autor a respeito da polêmica?
f) Que
argumentos ele usa para justificar sua posição?
g) No
texto, o autor apresenta argumentos de pessoas que discordam dele. Que
argumentos são esses?
h) O
autor propõe alguma alternativa de tratamento para os jovens infratores, ou
seja, reflete a respeito de uma solução para a polêmica?
i) Qual
o objetivo do autor?
j) Quem
é o público leitor?
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