COMPETÊNCIAS EXIGIDAS NA REDAÇÃO DO ENEM

 

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites   do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção.


AGORA VAMOS ANALISAR CADA UMA DAS COMPETÊNCIAS:

 

COMPETÊNCIA 1

DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA FORMAL DA LÍNGUA PORTUGUESA.

 

• Convenções da escrita: acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica (translineação).

• Gramaticais: regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase.

• Escolha de registro: adequação à modalidade escrita formal, isto é, ausência de uso de registro informal e/ou de marcas de oralidade.

• Escolha vocabular: emprego de vocabulário preciso, o que significa que as palavras selecionadas são usadas  em seu sentido correto e são apropriadas ao contexto em que aparecem.

 

EM CADA PARÁGRAFO é interessante que você utilize dois ou três pontos continuativos, além do ponto final.  As frases devem ser curtas, os períodos devem ser curtos.

Evite a todo custo começar frase com gerúndio. E não use gerundismos: “vou estar fazendo”; “vou estar lendo”...

Não use informalidade nem um português que não lhe pertence, só para impressionar.  Use o português normal, porém gramatical, deixando de lado as marcas de oralidade: prá, tá beleza, tô nem aí, caraca...

O HIFEN, para indicar separação de sílabas, pode ser colocado ao lado ou abaixo.

 

PONTUAÇÃO DA COMPETÊNCIA 1, CONFORME CARTILHA DO ENEM:

Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência: 200 PONTOS.

 

Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da  escrita: 160 PONTOS.

 

Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita: 120 PONTOS.

 

Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita: 80 PONTOS.

 

Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita:  40 PONTOS.

Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa: ZERO.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa de Redação para o Ensino Médio

O EDITORIAL

CLICHÊS E MARCAS DE ORALIDADE