CONSTRUINDO ARGUMENTOS PARA DEFENDER UMA POSIÇÃO
NA CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS, É IMPORTANTE:
•Explicar ao leitor quais as
razões que leva o autor a tomar determinada posição, evitando motivos superficiais ou sem justificativa: “porque ninguém que eu conheço discorda,
porque ouvi dizer, porque todo mundo pensa assim, porque na vizinhança todos
dizem...”
•Escolher os argumentos de
acordo com o público para quem escreve.
TIPOS
DE ARGUMENTO
1.DE
AUTORIDADE – Ajuda a sustentar sua posição, lançando mão da voz de
um especialista, uma pessoa respeitável (líder, artista, polítco), uma
instituição de pesquisa considerada autoridade no assunto.
“Para
a antropóloga Yvone Maggie, professora da Universidade Federal do Rio de
Janeiro (UFRJ), instituir o conceito de raça só traz sofrimento” (Folha de S.
Paulo, 7/7/2006).
2.DE
EXEMPLIFICAÇÃO – Relata um fato ocorrido com ele ou com
alguém para dar um exemplo de como aquilo que ele defende é válido.
“A
saúde do município anda mal cuidada. Muitos cidadãos relatam que foram aos
postos de saúde e não havia médicos para atendê-los.”
3.DE
PROVAS – Comprova seus argumentos com informações
incontestáveis: dados estatísticos, fatos históricos, acontecimentos notórios.
“Em
Blumenau, 114.000 residências têm acesso à água tratada, mas apenas 1.014
possuem tratamento de esgoto” (Ivan Naatz. Saneamento básico. Florianópolis, 4
de setembro, ed. 7.816).
4.DE
PRINCÍPIO ou CRENÇA PESSOAL – Refere-se a valores éticos ou morais
supostamente irrefutáveis.
“Como
já afirmei, sou contra o aborto. Além de tudo que disse anteriormente, a vida é
um dom de Deus e nenhum homem tem o direito de tirá-la.”
OBS.: Não cabe esse tipo de argumento fora do espaço religioso do articulador, como por exemplo, numa dissertação do ENEM.
5.DE
CAUSA E CONSEQUÊNCIA – Afirma que um fato ocorre em decorrência
de outro.
“Atualmente,
são 4,5 milhões de brasileiros com idade entre 15 e 29 anos que estão fora da
escola e do mercado de trabalho. Totalmente vulneráveis a ingressar na vida
fácil do crime, esses jovens tiveram vários motivos para estarem nessa
situação, entre eles, o desleixo do poder público” (Jornal clicabrasília,
6/9/2007).
PRATICANDO
Situação 1
Novas
pesquisas indicam que os adolescentes começam a beber cada vez mais cedo e de
forma abusiva. Preocupado com esse consumo de álcool, o prefeito de uma cidade
proibiu a venda de bebidas alcoólicas em bares próximos às escolas.
Questão polêmica: essa medida pode diminuir o consumo de
bebidas alcoólicas pelos adolescentes?
Situação 2
Um
diretor de escola proibiu a entrada de alunos com piercings em sala de aula.
Questão polêmica: a diretora tem o direito de proibir a
entrada de alunos que usam piercings?
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