CONSTRUINDO ARGUMENTOS PARA DEFENDER UMA POSIÇÃO

 

NA CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS, É IMPORTANTE:

 •Utilizar argumentos consistentes e bem fundamentados;

•Explicar ao leitor quais as razões que leva o autor a tomar determinada posição, evitando motivos superficiais ou sem justificativa: “porque ninguém que eu conheço discorda, porque ouvi dizer, porque todo mundo pensa assim, porque na vizinhança todos dizem...”

•Escolher os argumentos de acordo com o público para quem escreve.

 

TIPOS DE ARGUMENTO

1.DE AUTORIDADE – Ajuda a sustentar sua posição, lançando mão da voz de um especialista, uma pessoa respeitável (líder, artista, polítco), uma instituição de pesquisa considerada autoridade no assunto.

“Para a antropóloga Yvone Maggie, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), instituir o conceito de raça só traz sofrimento” (Folha de S. Paulo, 7/7/2006).

 

2.DE EXEMPLIFICAÇÃO – Relata um fato ocorrido com ele ou com alguém para dar um exemplo de como aquilo que ele defende é válido.

“A saúde do município anda mal cuidada. Muitos cidadãos relatam que foram aos postos de saúde e não havia médicos para atendê-los.”

 

3.DE PROVAS – Comprova seus argumentos com informações incontestáveis: dados estatísticos, fatos históricos, acontecimentos notórios.

“Em Blumenau, 114.000 residências têm acesso à água tratada, mas apenas 1.014 possuem tratamento de esgoto” (Ivan Naatz. Saneamento básico. Florianópolis, 4 de setembro, ed. 7.816).

 

4.DE PRINCÍPIO ou CRENÇA PESSOAL – Refere-se a valores éticos ou morais supostamente irrefutáveis.

“Como já afirmei, sou contra o aborto. Além de tudo que disse anteriormente, a vida é um dom de Deus e nenhum homem tem o direito de tirá-la.”

OBS.: Não cabe esse tipo de argumento fora do espaço religioso do articulador, como por exemplo, numa dissertação do ENEM. 

 

5.DE CAUSA E CONSEQUÊNCIA – Afirma que um fato ocorre em decorrência de outro.

“Atualmente, são 4,5 milhões de brasileiros com idade entre 15 e 29 anos que estão fora da escola e do mercado de trabalho. Totalmente vulneráveis a ingressar na vida fácil do crime, esses jovens tiveram vários motivos para estarem nessa situação, entre eles, o desleixo do poder público” (Jornal clicabrasília, 6/9/2007).


PRATICANDO

Situação 1

Novas pesquisas indicam que os adolescentes começam a beber cada vez mais cedo e de forma abusiva. Preocupado com esse consumo de álcool, o prefeito de uma cidade proibiu a venda de bebidas alcoólicas em bares próximos às escolas.

Questão polêmica: essa medida pode diminuir o consumo de bebidas alcoólicas pelos adolescentes?

 

Situação 2

Um diretor de escola proibiu a entrada de alunos com piercings em sala de aula.

Questão polêmica: a diretora tem o direito de proibir a entrada de alunos que usam piercings?

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa de Redação para o Ensino Médio

O EDITORIAL

CLICHÊS E MARCAS DE ORALIDADE