CHARGE

 

É um gênero textual cuja intencionalidade principal é fazer uma crítica por meio do humor. As charges destacam-se pela criatividade e abordagem de temas da atualidade. Os personagens geralmente são desenhados seguindo o estilo de caricaturas. Geralmente, abordam diversos temas, tais como assuntos do cotidiano, política, futebol, economia, ciência, relacionamentos, artes, consumo, etc. É bastante comum representarem personalidades públicas.

Elas podem ser constituídas por apenas linguagem não verbal, no entanto é mais comum apresentar linguagem verbal e não verbal ao mesmo tempo. A linguagem verbal geralmente aparece dentro de balões, representando a fala ou pensamento do personagem.

Linguagem verbal é aquela expressa por meio de palavras e frases escritas ou faladas, ou seja, a linguagem verbalizada.

Linguagem não verbal utiliza os signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito, símbolos, gestos, figuras

As charges costumam ser publicadas, geralmente, em jornais, revistas e livros. Com o desenvolvimento da internet, apareceram vários sites especializados em apresentar charges animadas.

 

Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/charge


 EXEMPLOS






Para interpretarmos corretamente uma charge, precisamos estar conectados com os acontecimentos diários.  Especialmente as charges políticas têm “prazo de validade muito curto”, já que tudo muda o tempo todo.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa de Redação para o Ensino Médio

O EDITORIAL

CLICHÊS E MARCAS DE ORALIDADE