O REPERTÓRIO SÓCIO-CULTURAL NA REDAÇÃO DO ENEM

 

O uso de RECURSOS SÓCIO-CULTURAIS na redação do ENEM é uma exigência prevista na COMPETÊNCIA II, apresentada no MANUAL DE REDAÇÃO DO ENEM, elaborado pelo MEC.

O repertório sociocultural consiste na utilização de conceitos, de conhecimentos de outros campos, como por exemplo: História, Filosofia, Educação, Economia, Cultura, etc.. Esses conhecimentos vão aparecer como fundamentação das nossas ideias, nós vamos usá-los para justificar aquilo de que estamos falando. É como se precisássemos falar e comprovar a nossa colocação. Para isso, usamos áreas diferentes, que dão certa cientificidade à produção textual.

De maneira bem geral, esse repertório sociocultural consiste no nosso conhecimento de mundo. A construção desse repertório se dá, por mais repetitivo que isso possa parecer, através da leitura.

É fundamental que tenhamos uma rotina de leitura. Ao tratarmos do ato de ler, não nos restringimos à ação de tomar um livro, uma revista ou um jornal. Trata-se, também, de estabelecer discussões, participar de rodas de conversas, ficar antenado ao que acontece no mundo, assistir telejornal, ouvir rádio, acessar conteúdos informativos na internet. É tentar construir uma leitura de mundo, a partir do acesso a áreas de conhecimentos distintas.

Dessa forma, o repertório sociocultural vai sustentar a nossa discussão. Trata-se de mobilizar outras áreas para justificar o ponto de vista. Por isso, traga informações históricas, culturais, sociais, faça uso de citações, use dados, os analise. Mostre que você tem conhecimento e que domina outras áreas. (www.projetoredacao.com.br)

 

Para conseguir conversar sobre os mais diferentes assuntos com propriedade, é importante que você saiba — mesmo que não tão profundamente — sobre diversas áreas de conhecimento.

Se você está estudando para o Enem, é fundamental ter um amplo repertório sociocultural para que você consiga produzir uma boa redação. Isso porque, além de ser importante saber minimamente sobre o tema exigido (que é sempre uma surpresa!), você também precisará fazer relações com outros assuntos

 

Entenda o que é repertório sociocultural ou recursos sócio-culturais:

Repertório sociocultural é o saber sobre várias áreas de conhecimento, como história, filosofia, sociologia, política, economia, saúde, cultura, dentre outros, além daquilo que é adquirido ao longo da vida por meio das experiências individuais.

No Enem, você precisará relacionar esse conhecimento ao tema proposto para construir uma redação dissertativa-argumentativa.

 

Vejamos, a seguir, 7 DICAS  de como aumentar seu repertório sociocultural (https://blog.imaginie.com.br):

 

1. Leia constantemente

A palavra-chave para quem deseja ser um conhecedor dos mais diversos assuntos é leitura. Por isso, essa é a primeira e mais importante das nossas dicas. A leitura expande a sua capacidade de se expressar em discussões, ter argumentos e linkar fatos e dados relevantes para sustentar posicionamentos. Portanto, procure ler bastante sobre conteúdos diferentes. Livros, jornais, revistas, blogs e, até mesmo, o Facebook é uma ferramenta de aprendizagem. A ideia é sempre filtrar o que você recebe.

 

2. Seja um observador

Aprender com as experiências dos outros enriquece a sua própria experiência. Observe e reflita sobre o que está em pauta nas discussões cotidianas, nos noticiários e redes sociais, por exemplo. Tudo que aparenta relevância vale a pena ser aprofundado, afinal, há um porquê de as pessoas levantarem determinadas questões em nossa sociedade.

 

3. Saia da rotina

Não seja acomodado e conheça espaços de convivência novos. Isso porque conhecer realidades diferentes das suas enriquece seu repertório de vida. Portanto, é importante ter o que contar, saber descrever lugares e acontecimentos.

 

4. Assista a documentários, filmes e séries

O momento de entretenimento também pode ser um bom momento de aprendizagem! Além dos documentários históricos, jornalísticos e investigativos, por exemplo, até mesmo filmes e séries de ficção podem te ajudar a aprimorar o seu repertório sociocultural.

Afinal, muitas vezes essas gravações representam a realidade e levantam discussões que são pautadas e que pautam os assuntos que discutimos em sociedade.

 

5. Procure bons autores

Autores de livros consagrados também podem ser usados como respaldo em discussões, e você pode utilizar as suas citações para garantir maior confiabilidade ao seu texto. Por isso, é muito importante conhecer essas pessoas, seus posicionamentos e discursos. Assim, você aumenta o seu repertório sociocultural e ainda aprende informações para utilizar em sua argumentação.

 

6. Pesquise

Não espere que as informações cheguem até você, vá atrás delas! Pesquise sobre tudo o que você acredita ser relevante para o seu repertório pessoal. O que tem acontecido no cenário político atual? Há guerras atuais em evidência? Quais são as questões sociais em alta? Que tipos de discussões estão frequentes? O que está se destacando na mídia? Procure respostas e, a partir delas, levante outros questionamentos.

 

7. Converse com outras pessoas

Conversar com outras pessoas também é uma forma de aumentar o seu repertório sociocultural, já que você estará entrando em contato e analisando a visão do outro sobre determinado assunto. Entender o argumento da outra pessoa e colocar as suas ideias em relação às do outro te ajuda a perceber se o que você pensa terá ou não peso de convencimento para quem não concorda com o seu posicionamento. Além disso, te ajuda a conhecer e a trabalhar argumentos novos e mais aprofundados, mesmo se a outra pessoa concordar com você.

 

Ter um repertório sociocultural amplo é muito importante não apenas para o seu convívio social, mas também para que você se dê bem em outras atividades. É o caso da redação do Enem e outros vestibulares, por exemplo.

Porém, é importante saber que você deve buscar as informações por meio de algumas boas práticas que podem ser aplicadas em seu dia a dia. Aproveite para colocar as dicas que mais te agradam em sua rotina! Por exemplo: se você gosta de assistir filmes, por que não utilizar esse momento do seu dia para aprender também?

 

O QUE É LEGAL CITAR NA REDAÇÃO COMO RECURSO CULTURAL?

- livros;

- filmes;

- letra de música;

- fatos históricos;

- literatura em geral;

- frases de pensadores;

- conhecimento proveniente das diversas disciplinas estudadas ao longo da sua formação.

 

Penso que entre DOIS e  TRÊS recursos está de bom tamanho. A pontuação não acontece pela quantidade exagerada e descontextualizada, mas pela qualidade das citações, pela forma como são apresentadas no texto.

Uma prática interessante sobre isso é você pesquisar a partir do GOOGLE ou de manuais de redação de edições anteriores do ENEM, as REDAÇÕES NOTA MIL e observar bem como são feitas as citações do repertório sócio-cutural.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa de Redação para o Ensino Médio

O EDITORIAL

CLICHÊS E MARCAS DE ORALIDADE