A COMPETÊNCIA 5 NA REDAÇÃO DO ENEM

Competência 5 - Proposta de Intervenção

 

 A quinta e última competência do ENEM é responsável por avaliar a proposta de intervenção. Essa proposta se caracteriza por apresentar uma medida para amenizar ou resolver o problema apresentado na proposta temática. Dessa forma, é importante elaborá-la com todos os elementos obrigatórios para obter a nota máxima nesta competência.

 

Competência V - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

 

O primeiro aspecto a ser notado neste critério é se a proposta desrespeita os direitos humanos. Se o corretor observar qualquer ideia na proposta que desrespeite esses direitos, a nota na competência será zerada. Portanto, é importante ter cuidado ao escolher as ações a serem empregadas e evitar atitudes preconceituosas.

 

Além disso, o ENEM não especifica em qual parte da estrutura da redação a proposta deva ser elaborada. No entanto, o parágrafo conclusivo é a parte mais adequada para apresentar essa proposta. Dessa maneira, após retomar a tese nesse parágrafo, elabore a proposta e esteja atento aos elementos obrigatórios e se tal proposta está de acordo com o tema apresentado pela banca.

 

O ENEM destaca cinco elementos obrigatórios que devem ser apresentados na proposta: agente - quem executa a ação? (ex.: o governo, a sociedade, a mídia, etc); ação - o que deve ser feito para solucionar ou amenizar esse problema?; modo/meio - como essa ação será executada e por qual meio?; efeito - qual o motivo/objetivo em executar essa ação?; e o detalhamento - informação extra que pode ser acrescentada.

 

https://www.qconcursos.com/artigos/competencias-da-redacao-do-enem-competencia-5-proposta-de-intervencao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa de Redação para o Ensino Médio

O EDITORIAL

CLICHÊS E MARCAS DE ORALIDADE